Atriz Critica Pressão sobre Pessoas Trans em Novela
Na cena do capítulo de “Renascer” desta segunda-feira (27), Eliana (Sophie Charlotte) revela a José Inocêncio (Marcos Palmeira) que Buba (Gabriela Medeiros) é uma mulher trans. Gabriela, de 22 anos, aproveitou o momento para criticar a pressão social sobre pessoas trans para revelarem constantemente sua identidade de gênero.
“Só para deixar uma coisa bem clara, pessoas trans não têm a obrigação de sair dizendo que são trans o tempo todo. Vocês, pessoas cis normativas, saem dizendo o tempo todo: ‘Oi, sou uma pessoa cis?’ Aposto que não”, afirmou a atriz.
Ela destacou que pessoas trans enfrentam constantes violações e questionamentos invasivos sobre sua identidade. “As pessoas se sentem no direito de nos invadir de forma incisiva e desrespeitosa. A personagem Eliana reflete esse comportamento inconveniente e horroroso”, completou Gabriela.
A atriz também enfatizou que essas perguntas são uma forma de transfobia. “É importante entendermos que existe um reflexo cultural por trás desse preconceito camuflado. As pessoas não têm medo de serem transfóbicas, são violentas em suas falas e nos atingem de forma desrespeitosa.”
Gabriela expressou seus desejos para a personagem Buba. “Só quero que essa personagem seja feliz, que receba amor e seja respeitada. Assim como todas as pessoas trans, quero que Buba seja acolhida”, finalizou a atriz.